Tatuagens funcionais podem salvar vidas

PG ganha política pública de incentivo aos artistas locais
5 de março de 2018
Stocco participa de debate sobre a regulamentação do Uber em PG
7 de março de 2018

Loreno usa como exemplo uma tatuagem feita em Ronaldo Sartori. | Foto: Divulgação

Tatuagens funcionais podem salvar vidas

Desenhos indicando doenças podem fazer a diferença em casos de emergência e tem se tornado tendência no mundo das tatuagens.

A escolha do que tatuar na pele divide muitas pessoas: alguns preferem desenhos realistas coloridos ou mesmo preto e branco, outros gostam de homenagear pessoas queridas – as opções são quase infinitas. No entanto, um estilo de tatuagem tem ganho espaço: conhecido como tatuagem funcional, o desenho expõe uma doença da pessoa tatuada e por vezes pode salvar vidas.

O tatuador Ricardo Loreno, do estúdio Loreno Tattoo e Piercing em Ponta Grossa, conta que esse tipo de tatuagem tem conquistado espaço. “Muitas vezes a pessoa tem uma doença crônica que marca a vida dela e os cuidados que ela tem que tomar, como é o caso da diabetes. Diante disso, elaboramos um desenho com base no símbolo universal daquele desenho”, explica o tatuador.

Loreno usa como exemplo uma tatuagem feita em Ronaldo Sartori. O desenho (veja na foto) ilustra o símbolo da diabetes. “Nesse caso, o desenho marca a pele da pessoa representando algo que ela leva para a vida toda. Isso também pode contribuir para salvar vidas em situações extremas”, lembra Ricardo Loreno. Tatuagens funcionais contribuem para atendimentos médicos, principalmente em casos de urgência e emergência.

As tatuagens funcionais também podem identificar tipo sanguíneo, alergias e se a pessoa é ou não uma doadora de órgãos. “Em um caso extremo, o desenho pode contribuir para que a equipe médica já tenha informações sobre uma possível alergia, além do tipo sanguíneo, por exemplo, e detalhes como esses podem salvar vidas”, ressalta o tatuador Ricardo Loreno.

Serviço

O Estúdio Loreno Tattoo e Piercing fica na avenida Doutor Vicente Machado, n. 41, na região Central de Ponta Grossa e conta com tatuadores especializados nos diferentes estilos e tendências. O telefone para agendamentos e consultas é o (42) 3027-3320.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *